SATHE 2016 - Ensino Superior sem fronteiras: nacional, internacional, global

Study and Advancement of Teaching in Higher Education

Simpósio Internacional sobre Docência no Ensino Superior

Sathe2016: ENSINO SUPERIOR SEM FRONTEIRAS: NACIONAL, INTERNACIONAL, GLOBAL

26 de Outubro de 2016 (ISEC, Coimbra, Portugal)

O CINEP (www.cinep.ipc.pt) organiza anualmente o SATHE, um simpósio que reúne os docentes do IPC (e outros interessados) para discutirem temas de relevância profissional, científica, e pedagógica. O SATHE 2016 tem como tema “ ENSINO SUPERIOR SEM FRONTEIRAS: NACIONAL, INTERNACIONAL, GLOBAL”.

O tema é de grande atualidade e justifica-se cada vez mais, numa altura em que aumenta a cooperação internacional, a investigação em equipas internacionais, a presença de estudantes internacionais e o aumento de currículos conjunto e oferta de diplomas conjuntos com universidades estrangeiras. As experiências e aprendizagens interculturais entre os diversos atores da comunidade educativa, as dimensões da internacionalização, bem como os riscos e desafios que dela resultam são temas na ordem do dia com impacto enorme na sobrevivência das instituições do ensino superior. O Politécnico de Coimbra está atento a todas estas questões, razão pela qual este ano pretendemos que o SATHE sirva como pretexto para um debate centrado nestes temas.

O programa do encontro incluiu conferência inaugural “Da Perplexidade ao Diálogo: Experiências e Aprendizagens Interculturais”, proferida por Ana Maria Correia (Dean of The Faculty of Psychology  and Education, University of St. Joseph, Macau, China), duas mesas redondas (“Desafios e Dimensões da Internacionalização” e Valorizar a Pedagogia e a Docência no Ensino Superior”), vários workshops simultâneos e um Painel-Debate sobre “Riscos e Desafios da internacionalização”. Foi ainda projetado o vídeo ”Testemunhos sobre a internacionalização no IPC”.

À semelhança dos anos anteriores, o simpósio inclui uma exposição e fotografia, este ano sobre o tema “Encontro de Culturas” na qual participam com, trabalhos fotográficos, membros da comunidade do IPC (http://cinep.ipc.pt/expo/index.php/galeria/encontro-de-culturas-2016)

PROGRAMA SATHE'16 (Português) AQUI

SATHE'16 PROGRAM (English) HERE

PROGRAMA DETALHADO  AQUI