Fichas de Pedagogia

Aqui encontra fichas sintéticas com informação útil e prática sobre o ensino eficaz. As estratégias sugeridas estão fundamentadas na investigação e em métodos adoptados por professores experientes.


Orientações pedagógicas para Docentes do Ensino Superior [compilação das fichas pedagógicas]

(Para ler o manual online clicar na imagem da capa)

 

Planeamento Curricular

    1. Questões a ter em conta ao escrever o programa da unidade curricular

    2. Aspetos a ter em conta antes de ensinar

    3. O que é para si ensinar?

    4. Como planear o semestre: Checklist

    5. Preparing teaching (em inglês)

    6. Civic engagement (em inglês)

Recursos para Ensino e Aprendizagem

    1. Cuidados no uso de meios audiovisuais (powerpoint, Prezi....)

    2. Utilizar a escrita como ferramenta de aprendizagem

Comunicação e Ensino

    1. Aperfeiçoar a comunicação

    2. Uma comunicação eficaz

    3. Feedback eficiente

    4. O que deve saber para preparar uma apresentação/comunicação

Ambiente de Aprendizagem

  1. Ensino eficaz- atitude e postura do professor

  2. Avaliação-feedback a meio do semestre

  3. Boas práticas no ensino superior

  4. Ensino eficaz : a importância da motivação na aprendizagem 

  5. Ensino eficaz : a importância de um ambiente convidativo

  6. Ensino eficaz: papel do professor

  7. Ensino eficaz- princípios

  8. Gestão da sala de aula

  9. Horário de atendimento

  10. Resolução de problemas na sala de aula

  11. Motivating Students (em inglês)

Aprendizagem Activa

    1. Ensino eficaz  e aprendizagem ativa

    2. Aprendizagem que funciona

    3. Atividades a desenvolver numa aula expositiva

    4. Exemplos de atividades de aprendizagem ativa

    5. Qual o seu estilo de aprendizagem?

    6. Fazer as perguntas certas

    7. Diferentes modos de aprender

    8. Ensinar e aprender de forma tradicional VS inovadora

Métodos de Ensino

    1. Aulas práticas e laboratoriais

    2. Dicas para um ensino expositivo eficaz (com entusiasmo, expressividade, clareza e interação)

    3. Sessões tutoriais

    4. Blended delivery (em inglês)

Ensino Individualizado

    1. Ajudar o estudante a desenvolver trabalho autónomo: orientações para o estudante e para o tutor

    2. Determine a sua aptidão para a aprendizagem

    3. Ensino eficaz: centrado no estudante ou no docente?

    4. Estudo independente : contratos de aprendizagem

    5. Contrato de aprendizagem- Planeamento de estudo (Cheklist)

    6. Exemplo contrato de aprendizagem o (modelo)

    7. Exemplo contrato de aprendizagem preenchido

Trabalho de Grupo

    1. Trabalho de grupo - 1.ºs Passos

    2. Ambiente e aspeto humanos no grupo

    3. Implementar trabalho de grupo na sala de aula

    4. Maximizar o desempenho do grupo

    5. Liderança, Inclusão e eficácia

    6. Tomada de decisão em grupo e tipos de decisão

8. Problemas no grupo- Como agir ? I

9. Problemas no grupo - Como agir? II

Avaliação

    1. Avaliação: objetivos, métodos

    2. Preparar trabalhos e exames

    3. Teste e exames - que perguntas?

    4. Testes e exames -  pontuação

    5. Ler e comentar uma tese

    6. Correção rápida e justa

    7. Avaliação de trabalhos escritos

    8. Métodos para avaliar o trabalho de grupo

    9. Integridade académica

    10. Prevenir a fraude em exames

    11. Student success (em inglês)

    12. Plagiarism (em inglês)


CINEP-Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior
Rua da Misericórdia | Lagar dos Cortiços | 3045-093 Coimbra | Portugal
Tel: 239 802 350 | cinep@ipc.pt | GPS: N 40°12.336’, W 8° 27.255’